quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Bertolucci confessa o estupro de Maria Schneider


Bertolucci, diretor do filme O Último Tango em Paris confessou durante entrevista ter combinado com o então ator Marlon Brando, a cena da violação de Maria Schneider, sem que ela soubesse o que iria acontecer.

O filme foi gravado em 1972, Maria Schneider veio a falecer em 03 de fevereiro de 2011, 39 anos após ter sido estuprada pelo ator Marlon Brando,  que teve por cúmplice o diretor Bertolucci.

Maria Schneider, que à época do filme tinha apenas 19 anos, jamais imaginara que durante a gravação de um filme, teria seu corpo violado porque o diretor "não queria que ela fingisse a raiva, queria que ela sentisse"

Com essa explicação, o diretor, em uma entrevista de 2013 disse não se sentir arrependido, mas culpado.

Segue abaixo a transcrição de parte da entrevista do diretor Bertolucci, sobre Maria Schneider:

[...]
- Desde o filme não voltamos a nos ver porque ela me odiava. A cena chamada de "La Mantequilla" é uma ideia que eu tive com Marlon Brando na manhã antes de filmá-la, mas me portei de uma maneira horrível com Maria, porque não lhe disse o que iria acontecer, porque queria sua reação como menina, não como atriz.

[...]
- Se arrepende de fazer a cena como a fez? - pergunta o entrevistador
- Não, mas me sinto culpado. Culpado mas não arrependido. [...] Não queria que Maria fingisse a sua humilhação, sua raiva. Queria que Maria sentisse, não que atuasse sua raiva e humilhação.

Com esse argumento, o diretor fala sobre a cena em que Maria foi estuprada.

"Eu era muito jovem para entender melhor.  As pessoas achavam que eu era como a garota do filme, mas aquela não era eu." dizia Maria Schneider sobre a fama de libertina que lhe foi atribuída após o lançamento do filme O Último Tango em Paris. 

A falta de divulgação do caso e de condenação dos responsáveis pelo estupro de Maria Schneider só demonstra o quão acentuada e legitimada ainda é a violência de gênero à qual a mulher é constante e diariamente exposta, sem que hajam maiores consequências para os autores da mesma.

Maria Schneider também foi uma das milhares de vítimas da cultura do estupro.



Veja abaixo o video da entrevista de Bertolucci:


Nenhum comentário:

Postar um comentário